domingo, 20 de maio de 2012

BELAY LOOP - Use o anel de sua cadeirinha de forma correta!

Qual é a forma correta de utilizar sua cadeirinha na hora de fazer o rapel e a segurança de seu parceiro, você sabe?
Você deve clipar seu mosquetão no anel frontal da cadeirinha (Belay Loop), ou deve clipar seu mosquetão por ambas as fitas das pernas e cintura?
Montanhistas mais antigos dizem que aprenderam a utilizar a técnica de passar o mosquetão de trava, tanto pela alça das pernas como da cintura.
Depois de muito pesquisar na internet, sites de fabricantes e fóruns de discussão, aprendemos que essa técnica ou hábito vem das primeiras cadeirinhas, que antigamente, não possuíam o tal BELAY LOOP. Desta forma o mosquetão era sempre clipado tanto na fita das pernas como na fita da cintura.
Anos se passaram e hoje quase a totalidade das cadeirinhas no mercado possuem um anel de fita frontal, e apesar das recomendações dos fabricantes, boa parte dos montanhistas ainda utiliza o método antigo.
Bom, respondendo a pergunta da primeira frase: A técnica “moderna” e absolutamente CORRETA de clipar seu mosquetão à cadeirinha é através do Belay Loop.
Portanto, clipar seu mosquetão nas fitas da cintura e pernas É PERIGOSO e ESTÁ ERRADO!
ERRADO – Dependendo do ângulo de trabalho do mosquetão, podem ocorrer cargas totalmente transversais ao seu eixo ideal ou sobre o gatilho.


Vamos aos fatos…
A grande parte dos montanhista que defendem e usam o método antigo, fundamentam-se em duas premissas principais:
- A primeira é a de que ao clipar seu mosquetão nas fitas das pernas e cintura, você estará clipado em 2 pontos ao invés de um, o que seria em tese, mais seguro.
- O segundo ponto é que ao utilizar o Belay Loop você está adicionando mais um elemento à cadeia de segurança, e fundamentalmente no montanhismo, quanto menos elementos nesta cadeia, melhor.
Dito isso, vamos ver porquê você DEVE UTILIZAR o Belay Loop:
- O primeiro ponto é de extrema relevância. Todos os fabricantes recomendam o rapel e segurança através do Belay Loop. Pra mim só isso já basta, afinal muito tempo e dinheiro são gastos pelos fabricantes no desenvolvimento e teste desses equipamentos, e eles não recomendariam essa prática se não fosse absolutamente segura. Isso sem contar que ao adicionar um Belay Loop, adiciona-se custo à cadeirinha, e você pode ter certeza que se não fosse extremamente relevante, ele não estaria lá!
- O Belay Loop é feito de uma fita tubular enrolada sobre ela mesma por duas, as vezes até três camadas, e depois costurado. Este anel é sem dúvida o ponto mais forte de sua cadeirinha. Não há porquê duvidar da segurança desta peça da cadeirinha.
- Ao contrário do que muitos dizem sobre adicionar um elemento na “cadeia de segurança”, ao utilizar o Belay Loop, você simplifica o “clipar-se” à cadeirinha. O procedimento torna-se mais fácil, rápido e visualmente claro de ser checado, tanto por você como por seu parceiro.
Clipar-se ao Belay Loop basicamente é clipar-se a um único ponto ao invés de dois, diminuindo suas chances de erro.
- E por fim o argumento tecnicamente mais relevante. Todos os mosquetões foram feitos para receber a carga em seu sentido longitudinal, o que só acontece de forma perfeita com o uso do Belay Loop. Quando o mosquetão é passado pelas pernas e cintura, ele acaba recebendo cargas multi-direcionais, e na pior das hipóteses pode ser carregado completamente na transversal de seu eixo.
Se você prestar atenção na gravação feita na lateral do corpo de seu mosquetão, verá que a resistência que gira em torno de 22KN a 25KN cai tranquilamente para menos da metade (7KN a 9KN) se carregado na transversal.


 Se você ainda tem alguma dúvida sobre a segurança de seu BELAY LOOP pode clipar também o anel do seu nó, como mostra a foto. Além de dobrar sua segurança, tanto o escalador como o segurador estarão encordados o tempo todo.
 Hoje eu utilizo somente o Belay Loop para rapel e segurança. Recomendo e ensino desta forma os alunos na Das Pedras, seja no ginásio ou cursos de escalada em rocha.
Mudar um hábito é algo que requer tempo e força de vontade, mas tenho certeza que você estará mais seguro, além de fazer a coisa certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário