sexta-feira, 20 de abril de 2012

Você sabe o que é "Mal de altitude?"

 Nosso organismo precisa de um nível minimo de oxigênio no sangue para funcinar adequadamente, principalmente por longos períodos. Por gerações os organismos de habitantes de zonas montanhosas foram gradualmente adaptando-se de maniera a poder sobreviver em grandes altitudes, mas mesmo eles não vivem acima dos 4.500 metros, (a esta altitude temos a concentração de oxigênio correspondente à apenas 60% da do nível do mar).
Nós, habitantes de altitudes mais moderadas, sem essas milenares adaptações, temos que respeitar as grandes altitudes e subir vagarosa e cautelosamente para evitar graves conseqüências.
 Existem três doenças relacionadas a altitude, a AMS (Altitude Mountain Sickness) em inglês ou soroche na América Latina, o HAPE (High Altitude Pulmonar Edema), edema pulmonar de altitude e o HACE (High Altitude Cerebral Edema), edema cerebral de altitude.

 O AMS acomete ao redor de 30% das pessoas não aclimatadas que sobem acima de 3.000 metros de altitude sobre o nível do mar. Seus sintomas lembram os de uma forte gripe. Podem ser apenas uma sensação de mal estar generalizado ou progredir para os sintomas clássicos de forte dor de cabeça latejante, em geral de um lado só da cabeça, náusea e vômitos, falta de energia e apetite e pronunciado cansaço aos esforços. A pessoa tende a querer isolar-se e as vezes, por isso, não relata aos seus companheiros o que está passando, agravando o perigo.
 No caso de HACE, nos casos clássicos (isso pode variar muito), as dores de cabeça se agravam, os vômitos pioram e aparece o sintoma que nos diz com certeza que estamos frente a um caso de HACE, a perda de equilíbrio. Deste ponto em diante o quadro piora rapidamente evoluindo com confusão mental, coma e morte que pode acontecer em menos de 12 horas após o começo do quadro.
 O que está acontecendo é que por falta de oxigênio no sangue nosso cérebro começa a inchar. Como nosso crânio é uma estrutura óssea rígida, partes do cérebro começam a ser comprimidas, daí a dor. Com o progressão do quadro o cerebelo, órgão que é responsável pelo equilíbrio, é comprimido e aparece a ataxia, a falta de equilíbrio.
 Como a pessoa com HAPE perde a capacidade de raciocinar claramente pode ser um pouco difícil convencê-la de que ela está apresentando um quadro grave e que medidas rápidas e efetivas devem ser tomada para reverter o quadro.
 No caso da HAPE uma situação semelhante ocorre, mas desta vez nos pulmões. Com o agravamento do quadro, a pessoa começa a apresentar inicialmente tosse seca, dor pré external (no centro do peito) e cansaço aos mínimos esforços. A tosse então se torna produtiva, e aparece a ortopnéia (piora da falta de ar ao se deitar) que é para o HAPE o que a falta de equilíbrio é para o HACE, ou seja, o sinal de que realmente se trata de edema pulmonar e que medidas extremas e rápidas devem ser tomadas para reverter o quadro.
 Um equipamento muito útil para o tratamento do Mal de Altitude é o Gamow Bag, um cilindro de borracha de barco com um zíper, uma bomba de ar manual e uma válvula de escape de ar uma vez que a pressão desejada seja atingida. O problema é que, quando o paciente é retirado da Gamow Bag com muita freqüência volta a apresentar Mal de Altitude. Mesmo assim a Gamow Bag deve ser considerada em todas as escaladas e trekkings de altitude, pois ela permite um planejamento de evacuação muito mais calmo e com o paciente em melhores condições. Os lados negativos são o custo de ao redor de US$ 1000 e o peso de sete quilos.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Campeonato mundial de escalada, Paris 2012

 Entre os dias 12 e 16 de setembro vai acontecer a edição 2012 do Campeonato Mundial de Escalada, em Paris, na França.
 Publicaram um ví­deo de divulgação do super evento com a participação de quatro dos melhores atletas franceses representando cada modalidade: Melissa Le Neve (Boulder), Manuel Romain (Dificuldade), Esther Bruckner (Velocidade) e Philipe Ribiére (Paraclimbing).
 O ví­deo ficou muito bacana e bem feito, com várias imagens de Paris e uma música um tanto quanto motivadora e emocional.

sábado, 14 de abril de 2012

O maior muro de escalada do mundo


 Com mais de 121 pés de altura (aproximadamente 37 metros), e 36 pés de diâmetro (11metros). O Excalibur é considerado o maior muro de escalada do mundo.


 Esta superestrutura faz parte do Bjoeks Klimcentrum, localizado na cidade holandesa de Groningen. Construída em aço e madeira, a imensa torre é escalável de todos os lados e dispõe vias variadas para escaladores iniciantes e experientes.

sábado, 7 de abril de 2012

Treinando boulder, na Das Pedras é claro!

 Iaí pessoal?
 Ja tem um tempão que não posto nada por aqui não é mesmo?
 Pois é, trabalhandu muito, estudando muito, e treinando mais ainda. Mas hoje arrumei uma brechinha no tempo, pra dar uma passado por aqui.
Essa semana estava treinando na Das Pedras, e filmei um breve e simples boulder que eu fiz, dá uma conferida aí:


 É isso aí galera, em breve teremos mais videos postados aqui.
Boas escaladas, e aaté mais...